A duração dos estudos
Os estudos serão realizados entre 2018 e 2020, e seus resultados correspondem à primeira etapa do processo de planejamento de futuros empreendimentos hidrelétricos.
Etapas de execução de um projeto hidrelétrico
As etapas serão coordenadas e desenvolvidas conforme os acordos de ambos os países.
De uma forma geral, há quatro etapas.
Inicialmente, são realizados os Estudos de Inventário Hidrelétrico, que também tratarão a navegação fluvial e a Avaliação Ambiental Integrada, visando escolher os melhores locais para implantação de usinas, que aproveitarão o potencial de geração de energia hidrelétrica da bacia dos rios Madeira, Abunã, Beni, Mamoré e seus afluentes.
Depois, ocorrem os Estudos de Engenharia e Socioambientais, que definirão as dimensões gerais da obra e do reservatório, a infraestrutura necessária para a construção, os possíveis impactos que poderão ser causados e os programas socioambientais correspondentes, para examinar se o empreendimento é viável sob os pontos de vista técnico, econômico e socioambiental.
Ao final, esses estudos serão apresentados às autoridades dos dois países – Bolívia e Brasil - para aprovação pelos órgãos responsáveis.
O passo seguinte é a construção do empreendimento, que se inicia com o detalhamento técnico das obras civis e dos equipamentos que produzirão energia, e a execução das medidas necessárias para a implantação do reservatório e dos programas socioambientais.
Por fim, a usina entra em operação e produz energia elétrica, que será distribuída por meio de linhas de transmissão. A operação poderá ser concedida para uma empresa estatal ou privada por um período definido.
ESTUDOS
Estudos de Engenharia e Socioambientais
Construção
Operação
Estamos aqui
Estudos de Inventário com Avaliação Ambiental Integrada
Desenvolvimento e aprovação pelas autoridades competentes dos estudos de engenharia e socioambientais, legalmente exigidos em ambos os países para a construção de hidrelétricas